A cirurgia bariátrica e metabólica, também conhecida como redução de estômago, reúne técnicas com respaldo científico, destinadas ao tratamento da obesidade e das doenças associadas ao excesso de gordura corporal. Conheça os tipos de cirurgia bariátrica.
TÉCNICA DE FOBI & CAPELA OU BYPASS GASTRICO
A cirurgia bariátrica já consagrada como tratamento de eleição para a obesidade mórbida, tem como técnica ouro a cirurgia de Capela, que consiste em uma gastroplastia com construção de um neo-estômago pequeno, de cerca de 40ml, e um desvio intestinal que varia de 120 a 180 cm.
A cirurgia pode ser realizada por via aberta ou por videolaparoscopia, com ganhos estéticos e de conforto no pós operatório da via videolaparoscópica, sendo a via aberta de escolha em super-obesos (IMC>50) e pacientes com predominância de gordura central. A cirurgia por videolaparoscopia é a que mais utilizamos atualmente.
Hoje ainda mantemos o IMC como parâmetro de indicação para a cirurgia bariátrica, mas essa visão a cada dia vem mostrando suas imperfeições sendo levado em conta outros fatores como a síndrome metabólica. Classicamente a indicação da cirurgia é para pacientes com IMC maior que 35 e co-morbidade associada ou acima de 40 de IMC com ou sem co-morbidade associada.
Espera-se uma perda que varia entre 40 a 60% do peso total inicial, sendo que essa perda ocorre num período de 18 meses.
O paciente passa no período pré-operatório por uma equipe multidisciplinar que o acompanhará também no pós operatório sendo eles; Endocrinologista, Cardiologista, Nutricionista, Psicólogo e Psiquiatra.
GASTROPLASTIA VERTICAL (” SLEEVE “)
A gastrectomia Vertical consiste em ressecar uma grande parte do estômago pela grande curvatura do mesmo, transformando-o em um “tubo”. A perda de peso é de +/- 30 a 40% do peso inicial. Esta técnica não faz nenhum tipo de “desvio” dos intestinos, porém retira o fundo do estômago onde se produz uma substância chamada grelina e que está envolvida na presença do apetite. Outra “vantagem” é que se o paciente necessitar de uma perda de peso maior, ela pode ser “transformada”, em uma cirurgia de Gastroplastia Vertical com Y de Roux (By Pass, Capella, Wittgrove) ou em um Duodenal Switch.
Copyright 2023 – WR.Digital – Todos os direitos reservados